top of page
  • Ana Maria Slow Life

SLOW LIFE: 5 DICAS PARA UMA VIDA DE QUALIDADE

Atualizado: 29 de nov. de 2021

Precisamos de um estilo de vida menos intenso e com mais qualidade, é o que propõe o Slow Life.




Em um mundo cada vez mais veloz, a gente espera do mundo e o mundo espera de nós. É preciso ter paciência...


Você já deve ter ouvido essa frase na música “Paciência” do intérprete Lenine. O que não soa apenas como melodia aos ouvidos, nem tão pouco pode ser interpretada como uma simples reflexão!


Essa é a verdade de cada um de nós! Precisamos de um estilo de vida menos intenso e com mais qualidade, é o que propõe o Slow Life. O que resume a nada mais do que a adoção de práticas mais consciente em relação às diversas situações da vida.


Você quer saber como adotar esse estilo? Acompanhe essa postagem, nela abordamos 5 dicas para dias mais leves, com tempo de qualidade para que você comece hoje mesmo a mudança que precisa.


1. Desacelere! Saia do piloto automático


Algumas rotinas precisam ser mudadas. Faça uma coisa da cada vez, conheça o limite do seu corpo e saiba entender os sinais de estresse e cansaço. Procure ter tempo de qualidade para si, isso vai lhe ajudar a ser mais concentrado produtivo.


Pressão por conquistas e resultados não é saudável, mas saber lidar com a pressão é essencial para encarar a vida com mais confiança e otimismo.


2. Busque ter uma alimentação saudável


O nosso corpo não deve ser nutrido com alimentos sem qualidade. Procure fazer suas refeições, transforme esse momento prazeroso único e especial. Comidas caseiras são insubstituíveis. Aprecie a qualidade dos alimentos que consome.


3. Procure contemplar o belo


Faça das pequenas coisas, grandes prazeres.


"Contemplar o belo é colocar combustível na felicidade. Cuide de plantas. Escreva poesias. Role no tapete com as crianças. Valorize as coisas que são aparentemente insignificantes. Escreva cartas para os amigos. Descubra os filhos. Explore o mundo de seus pais. Fique dez minutos em silêncio contemplativo. Falar de felicidade sem contemplar o belo é cair no vazio." (trecho extraído do livro ‘Dez leis para ser feliz’, de Augusto Cury)

4. Tenha hábitos de consumo menos agressivo.


Vivemos em um tempo de consumo desenfreado, que além de provocar aumento dos desgastes ambientais, também acarreta desequilíbrio financeiro quando as compras se dão de forma compulsiva.


Busque sempre primeiro suas necessidades, e prioridades. Isso ajuda muito na hora da compra. Ou se pergunte sempre se precisa, se é urgente, se pode comprar. Usar a razão na hora de consumir, sempre resulta em boas escolhas.


5. Busque o autoconhecimento e seja líder de si mesmo


“Conhece- te a te mesmo”! Já dizia o filósofo Sócrates. O autoconhecimento é um elemento fundamental tanto para a evolução pessoal, quanto profissional. Também é uma forma de você conhecer seu ritmo e o que precisa ajustar, pois o autoconhecimento ajuda a lidar com os conflitos internos, melhora seus relacionamentos e fornece um direcionamento.


Desacelere! Encontre o ritmo certo e viva a vida com menos pressa, mais leveza e com certeza tendo melhores resultados.



15 visualizações0 comentário
bottom of page