As atitudes humanas estão conduzindo o planeta a uma situação alarmante, mas isso pode ser amenizado se tivermos um estilo de vida mais sustentável.
As mudanças climáticas são alterações no clima da Terra. Um fenômeno que pode ter origem natural ou antrópica. Mas infelizmente as alterações têm ocorrido de forma intensa em decorrência da ação do homem. E as consequências são: ameaça à biodiversidade, enchentes, tempestades, furacões e seca com alteração no regime das chuvas e o aquecimento global.
Como o aumento da temperatura da Terra, acontece o fenômeno de derretimento das calotas polares e, com isso, o aumento das águas dos oceanos. Há dados que apontam que os oceanos podem subir até 2 metros até o fim deste século. Embora esses números sejam improváveis, eles não podem ser descartados, já que o cenário atual continua sendo o de altas emissões de gases de efeito estufa.
Não existe fórmula mágica para barrar um fenômeno dessa proporção! Como os cientistas destacaram nesse último relatório do IPCC (2021), Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, algumas das mudanças são irreversíveis...
Além disso, vale ressaltar que nenhum país ou cidadão está livre das consequências.
Então como sobreviver às altas temperaturas da Terra? Como sobreviver às enchentes, aos furacões e a escassez de chuvas? Ainda há tempo, se melhorarmos nossas ações reduzindo ao máximo possível as emissões de gases poluentes. Em outras palavras, tendo um estilo de vida o mais sustentável possível.
Comments